quinta-feira, 4 de junho de 2009

Capitulo 4

Expanção das multinacionais:

As empresas transnacionais são como filhos que seguiram os passos dos pais e findaram por superá-los em seus empreendimentos pessoais e proficionais.
Dizendo de um modo mais objetivo, são firmas que naceram com uma nacionalidade e, com seu crecimento, deixaram de ser norte-americanas, japonesas ou alemãs.
São empresas multinacionais que se expandiram pelo mundo e, para que seus produtos fossem aceitos nos mercados dos países onde foram se instalando, tiveram de passar por tantas modificações que perderam a indentidade de origem.
A maior característica da empresa transnacional é que ela pode produzir os componentes de um produto num país, fazer a montagem final num segundo país, vender esses produtos num terceiro país, e assim por diante.
No Brasil, os maiores exemplos de transnacionais são as industrias de automovéis.
Um carro brasileiro da linha Fiat, por exemplo, pode ser encontrado com componentes oriundos de vários países.





O enfraquecimento do Estado-Nação:

É presiso compreender bem o conseito de Estado-Nação para poder entender que o fenômeno da globalização da produção tende a enfraquecê-lo.
No Brasil, a palavra estado é usada para reprsentar cada uma das unidades de federação.
Num sentido mais amplo, a palavra estado tem o significado comum de nação, que também pode ser denominada Estado-Nação ou simplesmente de Estado (é por isso que é comum ouvirmos dizer que o presidente da República é o chefe do Estado).
Assim, quando dizemos Estado-Nação, estamos nos refirindo a um país, que apresenta unificação de leis, usos e costumes.
É claro que é difícil imaginar o mundo como um país unificado,por queas implicações políticas, culturais, religiosas e étinicas dessa unificação não são fáceis de ser administradas.

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